Honrar pai e mãe

28 06 2007

“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá” (Êxodo 20.12).

“Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa – “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra” (Efésios 6.2).

por Abigail Linhares

Que interessante estes dois textos bíblicos. Algo totalmente oposto ao que temos visto nos dias de hoje. Mais interessante ainda é saber que essas palavras saíram da boca e das mãos do próprio Deus ao escrever os Dez Mandamentos.

Deus diz “Honra”. Ele não diz apenas para obedecer ou atender. Mas honrar. Segundo o Dicionário Aurélio, honrar significa “Conferir honra; dar crédito ou merecimento a (…) Cobrir de honra; distinguir com honrarias; dignificar, enobrecer, estimar, respeitar, acatar; venerar, lisonjear”. Quantos adjetivos! Honrar é colocar o outro em lugar de honra. É agradá-lo e acatá-lo mesmo quando não concordamos. É bem mais que obedecer.

Como filha, posso dizer que na maioria das vezes essa não é uma tarefa fácil. Até em obedecer somos falhos, quanto mais em honrar. Muitas vezes temos que abrir mão de algo que estamos fazendo para poder atender ao que nosso pai ou mãe nos pediu para fazer. Muitas vezes eles nos privam de algo que nem é errado. Daí o conflito: Se rebelar ou aceitar. A segunda opção é sempre é a melhor. Mas não é apenas aceitá-la e depois passar o resto do dia de cara amarrada. Não! É aceitar pelo amor e honra que se deve aos pais. Eles nos deram tudo. Criaram-nos. Tiveram o trabalho de trocar nossas fraldas e de nos ver no meio da noite. Foi nossa mãe que carregou o “peso” na barriga por nove meses e foi ela que sentiu as dores do parto. Foram eles que compraram nossas primeiras roupas e calçados. Nossa papinha…. E tantas coisas mais.

É clichê dizer, mas algo que eles sempre nos dizem: “Nós queremos sempre o melhor para você”. E é verdade!

Voltando ao mandamento de Deus, é ótimo saber que esse é o primeiro mandamento com promessa. Se o cumprirmos, teremos a terra como herança. Ou seja, seremos prósperos em tudo que fizermos.

Nossos pais não são perfeitos, assim como nós também não. Eles já erraram e continuaram a errar algumas vezes. Mas sempre serão nossos pais. Deus lhes deu autoridade e responsabilidade sobre nossas vidas. Se todo filho compreendesse isso, o mundo estaria bem diferente, para melhor. Afinal, tudo começa em casa.

E não nos esqueçamos da promessa. Pense em coisas práticas que você pode fazer para honrar seu pai e sua mãe. Eles agradecerão.

About these ads

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: